12 agosto 2017

Resenha: E se for você? - Rebecca Donovan - Editora Globo Alt

Título: E se for você?
Autora: Rebecca Donovan
Editora: Globo Alt
Ano: 2016
Páginas: 416
Sinopse:

Da autora best-seller Rebecca Donovan, uma história que prova que existe uma segunda chance para o amor.
Cal Logan e Nicole Bentley eram melhores amigos quando crianças, mas tudo mudou no ensino médio, depois que ela se enturmou com o pessoal mais popular da escola e passou a ignorá-lo. Eles se formaram e Cal foi estudar em Crenshaw, perto de Nova York, enquanto Nicole entrou em Harvard, realizando o grande sonho de seu pai.
Quando Cal vai passar as férias de verão em sua cidade natal, fica surpreso em saber que ninguém mais teve notícias dela desde que se mudaram, há mais de um ano.
Assim que as aulas na universidade recomeçam, ele cruza no campus com uma garota que é idêntica a Nicole, mas que se chama Nyelle Preston e tem uma personalidade completamente diferente: Nicole era tímida e insegura, enquanto Nyelle é impulsiva, ousada e só quer aproveitar a vida.
Enquanto tenta desvendar os segredos de Nyelle – afinal, ela é ou não Nicole? – Cal viverá com ela momentos inesquecíveis e apaixonantes, que aos poucos farão com que ele perceba que a identidade daquela garota misteriosa é o que menos importa.
Com uma narrativa envolvente e poética, Rebecca Donovan cria personagens cativantes que despertam diversos questionamentos e emoções: e se pudéssemos mudar de rumo? E, se nos permitíssemos apenas aproveitar o momento? E, se o amor for algo bem mais simples do que imaginamos?




Cal e Rae são amigos desde a infância. Junto deles Richelle e Nicole também integravam o grupo. Porém assim como na vida, alguns seguem caminhos diferentes seja por escolha de cursos diferentes, trabalho, mudança de cidade como foi o caso de Richelle e simplesmente por opção, já que Nicole passou a fingir que não os conhecesse de uma hora pra outra.

Com o afastamento de Nicole após o término do ensino médio, Cal e Rae ainda se comunicam e a amizade segue firme e forte.
Cal é o tipo de rapaz bonito, que não tem dificuldades em se relacionar, chega a beirar a fofurice conseguindo até manter amizades pós-relacionamentos.
Agora com a faculdade a todo vapor, junto delas vem as festas e é em uma delas que Cal encontra uma menina de olhos azuis fantasiada que o faz lembrar Nicole. Ele fica hipnotizado com tamanha semelhança, mas descobre que o nome dela é Nyelle Preston.

"Nunca olhei nos olhos de alguém por tanto tempo. Há tantas linhas e formas. Quanto mais olho, mais cores descubro."


Os dias vão passando e Cal não consegue tirar a menina Nyelle da cabeça, e mesmo com tamanha semelhança física, as personalidades ao comparar com Nicole são bem diferentes.
E mesmo essa diferença sendo gritante, Cal começa a se questionar que fim levou Nicole, pois a mesma nunca mais apareceu. Por um bom tempo o rapaz fica tentando associar as diferenças afim de obter alguma resposta para seus questionamentos. E não entende porque Nicole inventou que era Nyelle. Ou seja, a maior confusão para a cabeça do rapaz que sempre fora apaixonado por Nicole e que agora com a convivência precisa saber mais do porquê que ela resolveu mudar tanto.
Ver uma Nyelle solta, querendo viver tudo que a vida tem para oferecer, destemida, completamente diferente de Nicole que era super protegida pelos pais, muito tímida e ainda assim não podia fazer quase nada.

"E não interessa qual dessas versões está me olhando; ela é a mesma garota. A garota que eu desejei a maior parte da minha vida."


Cal então agora que está em busca de respostas precisa encarar todos os fatos e se encher de coragem para ir até o fim e descobrir o que realmente aconteceu com Nicole. E também quer saber o que aconteceu com Richelle que tanto mudou e se afastou de Rae.
A trama gira toda nesses questionamentos e em busca dessas respostas. Mas é claro que em se tratando de Rebecca Donovan, a escrita não poderia ser menos que perfeita e envolvente. Com pontos para reflexão sobre relacionamentos familiares principalmente sobre Nicole / Nyelle.

Toda a reviravolta e a trama estão narrados em primeira pessoa, mas são divididas entre fatos do passado por Nicole e Richelle, e do presente por Cal, o que nos dá um pouquinho dos pontos de vista de Cal e seus amigos nos fazendo encaixar as peças desse quebra-cabeças que os envolve.
A narrativa é envolvente com uma pitada de humor, momentos fofurices, com muita amizade, e alguns mais emocionantes. Confesso que não chorei, mas acredito que alguns mais emotivos podem vir a fazê-lo.
Uma leitura sobre recomeços, erros e acertos. Esse young adult vai conquistar você.








4 comentários:

  1. Amei sua resenha, eu ja tinha lido uma outra resenha desse livro mas nenhuma me fez querer ler de fato o livro como a sua 😘

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu lembro de ter visto esse livro em uma livraria no aeroporto e ter me interessado, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele. Adorei a premissa e, por tudo que você falou, acredito que seja uma leitura muito envolvente e cativante.
    Adorei saber que apesar desses mistérios envolvendo os personagens, há também momentos de fofura e humor.
    Adorei sua resenha e espero ler este livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. oiieee
    vi muitas vezes essa obra em diversas livrarias, porém nunca li nenhuma resenha sobre e nem sabia do que se tratava a premissa, lendo sua resenha vejo que é uma leitura cativante e ate mesmo bem rápida, adorei sua resenha, dica anotada
    espero ter acesso e fazer a leitura em breve
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Camila,tudo bem? Já li e reli esse livro. Amei a história. O fato dela ser divertida e misteriosa nos prende até o final ne? Em um momento temos certeza de termos decifrado os segredos dai vem a autora e nos mostra que não sabemos de nada. Amei a historia ter sido contada no presente e no passado. E o final? Owmm confesso que meus olhos enxeram de lagrimas.
    Amei a resenha
    Beijos

    ResponderExcluir

© Book Obsession - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo